BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 17 de maio de 2009

VIRADA CULTURAL....CULTURA DE QUE????











Foto: G1 (Globo.com)


Dia 02 e 03 de Maio, rolou em diversos pontos de São Paulo o evento denominado Virada Cultural. O centro da cidade foi o foco principal, com diversos palcos montados promovendo a cultura entre os presentes.
Considero a música uma forma de cultura, afinal além de jornalista componho e crio músicas, mas minha crítica vai direcionada ao gasto dispensado pelo tipo de cultura exposta.
Estive perambulando pelas ruas durante parte do evento. Não participei, estava por lá por outros objetivos, mas foi o suficiente para observar o que irei comentar.
Vi homens, mulheres, crianças e principalmente jovens. Qual a cultura que foi absolutamente digerida e propagada ali? Álcool e drogas!
Esse era o cenário visto. A Cultura se resumia a lixo, sujeira, bebidas de todos os tipos e dos mais fáceis acessos possíveis, independente da idade do consumidor e drogas, muitas drogas!
E garanto que a maior parte dos presentes perdeu boa parte da “cultura” que o evento objetivava por conta dos efeitos dos ilícitos. Me causa surpresa e estranheza ver que a cultura mais importante é aquela que não custa quase nada e que não gera nenhum retorno.
A pergunta que faço é porque não cria-se uma biblioteca ao ar livre para propagar a cultura? A leitura é menos viável e menos edificante que um show de música?
Pois é, quando se fala em gastos vê-se situação pior. “Não imagino” os valores gastos com atendimento hospitalar (não digo aos que realmente precisaram) com comas alcoólicos, overdoses, entre outros. Muito menos com a sujeira que a cultura promoveu à toda cidade. Cidadãos cultos adquirem entendimento para melhora inclusive da sociedade.
O que será que essa Virada Cultural mudou na vida das pessoas?
O que será que um livro pode mudar na vida das pessoas?
Encerro o texto sem citar a bagunça que ficou o trânsito da capital, mas para se promover “cultura”, é justificável!
E parabéns aos artistas que promovem sim a cultura, principalmente os regionais. A bronca não é com nenhum dos que se dedicaram ali, mas com os administradores que contabilizam milhões de presentes como méritos, porém sem saber os resultados que cada um deles deu à cidade ou levou para si próprio.

Por Danilo Barra

2 comentários:

.:amanda.nayara:. disse...

O Blog tá liiiiiiindo!

Tá, boa parte do que você disse ai é verdade, porém... não vale generalizar né?
Eu fui e não usei droga nenhuma. E muita gente que eu conheço também.

Beeeeijo

Drica Lima disse...

Muito brigadinhu..........

Mas ñ generalizei..... só disse q grande parte das pessoas q estavam, lá fizeram isso.....

Bjo